x_3ba6d50b

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudo do mercado promocional no Brasil


Saiba porque o Marketing Promocional esta crescendo a um ritmo de dois dígitos anuais


brindes.jpgA pesquisa nacional da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) realizada anualmente em parceria com o IBOPE Inteligência, mostra que o setor de marketing promocional movimentou cerca de 32,7 bilhões de Reais em 2010 (a tendência é que continue com o crescimento de dois dígitos anuais), voltando a superar os investimentos em publicidade para o mesmo período.

Por que as ações de marketing promocional estão crescendo?

Melhor relação custo X benefício - para 51% das empresas entrevistadas as campanhas promocionais apresentam um melhor e mais rápido retorno. 63% Concordam que a tendência será destinar uma verba maior para as atividades promocionais. Quando perguntadas sobre a intenção da contratação de uma agência de propaganda para desenvolver suas ações promocionais, 70% dos entrevistados responderam que as agências de propaganda são especializadas apenas em campanhas publicitárias e 71% concorda que o custo da contratação de uma agência de propaganda para desenvolver ações promocionais encarece o processo.

Por que a propaganda tradicional esta recuando?

Mudanças sociais reduziram sua abrangência - no entender de 78% das empresas pesquisadas, a propaganda em mídia impressa e eletrônica já não é mais suficiente para promover ou vender um produto/marca. Existem mudanças nos hábitos e preferências dos consumidores que reduziram o alcance da propaganda. Por exemplo o fato de as pessoas estarem cada vez mais fora das suas casas, reduzindo o impacto das mídias tradicionais. A maioria das empresas consultadas (53%) considera também que a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.

marketing_promocional.jpgA digitalização das campanhas também deve ser contemplada nesta tendencia. As empresas estão cada vez mais presente nas redes sociais, conversando diretamente com seu público através de ferramentas como Twitter, Facebook, Orkut, blogs, hotsites, etc. O marketing digital aparece como principal ferramenta nos próximos anos, citado por 56% dos entrevistados.

Em outro estudo realizado em 2005 pela PPAI (Promotion Products Association International), fizeram duas perguntas a executivos em varios aeroportos da USA: - Você se lembra de algum anúncio publicado no jornal que você estava lendo no avião? Logo em seguida se perguntava: - Você se lembra de algum brinde recebido de alguma empresa nos últimos 12 meses? Os resultados foram os seguintes:

- Dos 80% dos entrevistados, que leram um jornal, apenas 53% lembravam o nome de pelo menos um anunciante.
- Dos 71% dos entrevistados, que receberam um brinde nos últimos 12 meses, 76% lembraram a marca da empresa que lhe ofereceu o brinde.
- De todos os entrevistados 31% possuía um brinde no momento da entrevista. 81% desses entrevistados, que possuíam brindes, lembravam a marca estampada no brinde.
- 57% dos que receberam brindes, o mantiveram por pelo menos um ano, devido a sua utilidade.
- 45% dos que receberam brindes, o utilizam pelo menos uma vez ao dia.

Na minha opinião, aconteceram mudanças de comportamento pelas quais atualmente o público espera uma experiencia mais direta, humana e emocional das empresas. Neste sentido, o marketing promocional parece estar atendendo melhor esta expectativa.

As verbas de marketing das empresas, destinadas para a área promocional, oscilam hoje entre um 50% a 60%.

As Ferramentas do Marketing Promocional

  • - Promoções com distribuição gratuita de prêmios, através de concursos, sorteios, vales-brindes ou operações semelhantes;
  • - Ações constituídas de ofertas, descontos, liquidações, trocas, coleções, amostras grátis, brindes, vendas condicionadas com quaisquer itens acoplados a produtos, prêmios;
  • - Ações de demonstrações, degustações e amostragens;
  • - Atividades de marketing de incentivo: concursos de vendas e programas de incentivo à produtividade e desenvolvimento de produtos e serviço para efetivação dos programas de incentivo;
  • - Eventos de qualquer natureza, incluindo os de lançamento de produtos, corporativos, sociais, culturais e esportivos;
  • - Produtos, equipamentos e serviços para realização de eventos de todos os portes.
  • - Organização e implementação de feiras, exposições, convenções, seminários, reuniões, encontros, fóruns, simpósios, congressos, cursos, festivais, gincanas, desfiles, festejos, efemérides, certames, shows, patrocínios, copas, circuitos;
  • - As atividades de in store marketing em geral;
  • - Cuponagens, material de literatura e promocional de ponto-de-venda;
  • - Projetos de embalagens, marcas, logotipos, logomarcas, símbolos, programação visual e demais peças que envolvem os produtos;
  • - Identidade visual corporativa;
    - Ações de merchandising e Materiais de PDV;
  • - Atividades de coordenação de assessoria de imprensa e relações públicas;
  • - Atividades de Marketing de Relacionamento, incluindo gerenciamento e coordenação de marketing direto, DBM, CRM, telemarketing, call e contact center;
  • - Programas de Marketing esportivo, cultural e social;
  • - Coordenação e gerenciamento de diversos tipos de Pesquisa;
  • - Trabalhos de endomarketing;
    - Internet e sua utilização na área;
  • - Criação de Brindes, gimmicks, produtos interativos/virtuais;
  • - Recursos humanos e tecnológicos especializados.

Fontes citadas: http://www.ibope.com.br, http://www.ampro.com.br, http://www.ppai.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário