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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em que situações é adequado o uso de brindes?

1. Entrando com novos produtos/serviços no mercado.

  • Muitas vezes, dependendo do produto, um item promocional leva consigo sinais que podem educar e influir o público alvo (mercado potencial, canais de distribuição, etc.). Tomemos como exemplo um novo tipo de seguro, parte do mix de marketing, pode ser uma caneta promocional com o logo, slogan e cores apropriados a natureza do seguro. Esta pode ser dada no momento de consulta, sugerindo assim a assinatura do contrato. Pode ser reproduzida numa caneta desenvolvida pela nossa empresa, alguma característica exclusiva que criará um alto impacto no seu publico alvo.



2. Motivando o pessoal de vendas

  • Os vendedores buscam sua comissão, mas também o reconhecimento da sua capacidade como tal. Temos a experiência de ter acompanhado o desenvolvimento de vários programas de incentivos que apontam a mudanças de comportamentos, obtenção de recompensas, etc. Esses programas em geral, não tem custos para as empresas (o incremento na produtividade paga o custo do programa com ampla margem). Muitos programas de incentivo inclui um catálogo de prêmios possíveis de obter pelo vendedor ou sua família. Pontos são reconhecidos por um conjunto de comportamentos (não só pelas vendas fechadas) e convertidos em prêmios.


  • 3. Abrindo novas contas.

  • Novos contatos e novos negócios são importantes. Uma força de vendas que conta com ferramentas promocionais (não somente catálogos ou produtos) é uma força de vendas mais apta para fazer contatos e gerar novos negócios. Não é interessante então, deixar algo que o potencial cliente irá usar, terá presente no seu dia a dia e que reforce o dito no contato inicial? Isto ajuda a criar um clima de boa vontade e predisposição para o futuro também.



  • 4. Estimulando o treinamento de vendas.

  • Os itens promocionais podem ajudar a esclarecer pontos importantes em um encontro de vendas, e deixar aos destinatários uma lembrança para fixar determinadas idéias. Pode ser algo tão simples como um bloco de notas e uma caneta impressa com o logo da empresa e o tema a tratar. Grandes quantidades de dinheiro são investidas em encontros de vendas. Tem sentido então "fechar o treinamento" .



  • 5. Incentivando as visitas em stands de feiras.

  • Há muitas formas de incrementar as visitas às feiras, mas enviar malas diretas convidando as pessoas a visitá-las é muito conveniente. Um bom exemplo é o envio de vales de troca por produtos ou descontos. Também, presentear aos participantes da feira com canetas aproveitando a oportunidade para apresentar os benefícios do produto, é um meio excelente.



  • 6. Mix de vendas incorreto.

  • Você pode ter uma variedade de produtos e serviços, mas a força de vendas está vendendo os itens que deixam menos margem em detrimento de itens com maior ganhos. Para isto necessita:

    1-Desenvolver um programa de incentivo para obter um melhor resultado.
    2-Enfocar-se no "produto pouco incentivado" usando produtos promocionais.

    Um exemplo foi, uma companhia de seguros cujos agentes venderam seguros de risco no nível projetado, mas não venderam os seguros de vida cujos ganhos eram maiores. Um programa de incentivo foi desenvolvido, e em 8 meses o balanço do produto foi mais favorável.



  • 7. Ativando contas inativas.

  • Isto acontece as vezes quando uma empresa (com vários anos no mercado)começa a perder clientes. Muitos clientes estão inativos simplesmente porque foram ignorados ou se os fez sentir pouco importantes.

    Estas listas de clientes inativos são uma mina de ouro. Primeiro, tire da lista aqueles que não estão mais no negócio, e envie itens promocionais aos inativos. Faça um seguimento e os reconquiste.

    Um exemplo é de uma grande loja de móveis que tinha vários clientes inativos.Enviamos uma mala direta convidando-os a passar e recolher um brinde. Quando vieram para pegar seu presente, foi lhes mostrada a nova imagem da loja e várias vendas resultaram disso.



  • 8. MUDANÇA DE PRODUTO, ENDEREÇO, TELEFONES OU NOME DA EMPRESA.

  • Este marketing implica informar aos clientes de que quando há uma mudança na empresa, o produto, etc., continuam sendo os mesmos. Comunique isto abertamente, já que algumas pessoas são muito reticentes às mudanças de qualquer tipo.

    Recentemente, um de nossos clientes teve que mudar todos seus telefones. Enviamos uma mala direta e canetas impressas com a nova informação. O titulo da carta era "houve uma pequena mudança".



  • 10. Fidelizando os distribuidores.

  • Muitas vezes as empresas tem que confiar em distribuidores ou representantes ao invés de empregados diretos, para levar o produto até o cliente final. Algumas vezes esses distribuidores tem mais produtos para a venda que só os nossos. Temos formas de assegurarmos de que eles PREFERIRAM vender e transportar nosso produto. Essas idéias promocionais não trabalham sós. Com certeza, devem ser parte de um plano coesivo. Quanto mais saibamos sobre sua empresa melhores serão nossas idéias.



  • 11. Fidelizando os clientes.

  • Seus melhores clientes são também os alvos do seus concorrentes. 66% das razões pelas quais as empresas perdem clientes é porque eles percebem alguma INDIFERENÇA da sua parte. Com símbolos tangíveis do seu aprecio pêlos seus clientes (cumprimentos de Natal, programas de aniversários, etc.), seus clientes são sempre lembrados de que são importantes para você. O 80% do seu negocio vem de um pequeno porcentagem dos seus clientes. É boa prática então construir e melhorar essa relação. "Tenho um bom produto ou um bom serviço e isso é suficiente" este tipo de pensamento não o manterá no negocio por muito tempo.



  • 12. Fortalecendo as relações com os empregados.

  • Uma das mais importantes coisas que uma empresa de sucesso tem são seus empregados. Eles devem ser apreciados e fazer que se sintam como sócios. As empresa de sucesso com que nós fazemos programas reconhecem os logros dos seus empregados. Eles obtém uma lembrança no dia do seu aniversario, Natal, etc. Seu pessoal necessita sentir-se parte importante da sua empresa.



  • 13. CELEBRANDO EVENTOS HISTÓRICOS.

  • É uma boa alternativa celebrar e promover eventos tais como:-Quantidades de produtos ou clientes. Ex. : fabricação do produto numero um milhão.-Aniversario da empresa (5, 10, 15 anos, etc.) -Um milhão de horas-homem baixo normas de seguridade -Ser premiado ou receber a certidão ISO 9000. Busque algum fato histórico na sua empresa e promova ele.



  • 14. Construindo uma imagem institucional.

  • Esteja envolvido na comunidade. Incentive aos seus empregados a envolver-se também. Há produtos promocionais que podem ser destinados a serviços comunitários como desaconselhar o uso de drogas, incentivar a segurança contra incêndios, educar ao publico sobre uma ampla variedade de temas importantes. Os voluntários estão aguardando pelo material que sua empresa pode doar com seu logo no item.



  • 15. Demoras no serviço de reparação.

  • Sempre vai a haver ocasiões que apesar de nossos melhores esforços, nosso serviço não esta á altura do que deveria. Use essas ocasiões para reduzir o impacto do problema, usando produtos promocionais. O cliente sempre tem a razão, e necessita sentir-se importante quando se apresenta um problema.

  • 16. Estabelecendo uma presença no mercado.

  • É clara a importância de manter seu nome á vista dos seus potenciais clientes. Quando imprimimos uma caneta com seu logo e você distribui o item ao segmento alvo, uma das conseqüência é que você ganha uma imagem de boa vontade. A outra é que sua empresa é percebida como maior do que realmente é. Dentro de um mix de marketing completo, isto pode estabelecer sua presença no mercado.

    FONTE:

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