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sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como aumentar as vendas através do Marketing PromocionalPDF
Por Alejandro Mugetti
14 DE JULHO DE 2011

aumentar as vendasO Marketing Promocional se esta destacando sobre a propaganda tradicional, pela sua capacidade de obter bons e rápidos resultados. Conheça algumas das técnicas que podem ser aplicadas na sua empresa. Leia também este artigo relacionado: Estudo do mercado promocional no Brasil.

Marketing Promocional é comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

Definição de março de 2011 da Associação de Marketing Promocional (AMPRO).


As etapas de uma campanha de marketing promocional na prática

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1-Definir o escopo da ação.

Logicamente, este escopo deve ser conseqüente com a campanha de comunicação do Plano de Marketing. Alguns tópicos possíveis são:

  • O que queremos conseguir exatamente?
  • Potencializar a marca.
  • Gerar liquidez financeira imediata.
  • Aumentar as vendas.
  • Neutralizar ações da concorrência.
  • Entrar num novo mercado.
  • Fidelização.
  • Lançamento de novos produtos.
  • Endomarketing.
  • Apoiar a campanha publicitária.
  • etc
  • Existem algumas oportunidades que podem alavancar nossa campanha?
  • Uma data específica, exemplo: dia dos pais.
  • Uma tendência de mercado.
  • Acesso a nosso público-alvo através de outra empresa.
  • etc
  • Quando? para quem? e quanto estamos dispostos a investir?
  • Estipular datas de início e fim da promoção.
  • Identificar o público-alvo.
  • Determinar uma verba disponível.
  • Como e onde alcançaremos nosso público-alvo?.

2-Gerar ideias baseadas no escopo.

Talvez seja nesta etapa onde se deve aportar a maior dose de criatividade para obter os melhores resultados. Num mundo poluído de sinais, devemos ser originais para captar a atenção dos nossos clientes. Entre as diferentes técnicas mais usadas podemos destacar:

  • Eventos. São as promoções que se realizam aproveitando a assistência de um público a um local especifico e que possibilita uma atividade promocional. Lançamento de novos produtos, eventos corporativos, sociais, culturais ou esportivos, patrocinados ou proprietários. Feiras, exposições, convenções, seminários, encontros, fóruns, simpósios, congressos, cursos, treinamento, workshop, festivais, copas, jogos, gincanas, desfiles, festejos, efemérides, certames, shows, patrocínios, circuitos; blitz cuja característica principal é que acontece ao vivo.
  • Concursos. Um clássico do marketing promocional, porem continua obtendo bons resultados. Abrange atividades de marketing de incentivo em que a oferta de recompensas estimula usuários a participar de um programa de relacionamento e envolve troca de prêmios por pontos acumulados, concursos de vendas ou incentivos a um determinado comportamento.
  • Programas de fidelização focados no cliente ou Marketing Relacional. O cliente é o eixo central de toda a estratégia comercial e profissional da empresa. Dentro deste conceito, as quatro Ps são adaptadas da seguinte forma: Produto -> Solução, Promoção -> Informação, Preço -> Valor, Praça -> Acesso. Este tipo de campanha tenta oferecer melhorias contínuas a problemas freqüentes com o objetivo de aumentar o valor percebido e reter aos clientes. As variações são específicas para cada produto/mercado.
  • Promoções econômicas. Incluímos toda aquela que tem algum tipo de recompensa econômica: descontos diretos, vales o cupão desconto (muito estendido em EE.UU.), o clássico 2x1. Inclui também, Liquidação, reembolso, bonificação, ações cooperadas, compensações comerciais, enfim todos os incentivos que se fundamentem em vantagens financeiras ou tangíveis e temporárias, para o comprador ou revendedor.
  • Promoções do produto. Nesta categoria temos ofertas de produtos extras tangíveis como amostras gratuitas ou samplings, maior entrega de produtos pelo mesmo preço (compre 3 pague 2), degustações, brindes personalizados, bônus pack (pacote de produtos), embalagem promocional, etc

3-Executar a campanha definida.

Aqui são realizadas todas as atividades operacionais necessárias para o início da campanha conforme foi programada. Compra ou alugueis de matérias e equipamentos, aluguel de espaços físicos, licenças e outras documentações, todas as questões relativas à parte gráfica ou brindes promocionais contratação de pessoas, etc


Seja proativo. Saiba aproveitar as possíveis oportunidades e não espere que as vendas possam cair, para fazer sua Campanha de Marketing Promocional.

Referências

FONTE: memorybrindes

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